Se um dia for escrever um livro sobre minha recente experiência, o título seria “Câncer – A Doença que Cura”. Digo isto pois desde que recebi o diagnóstico, tenho sido iluminada, reestruturada e curada tanto interior como exteriormente durante a minha recuperação. Este processo de reorganização da vida trouxe à minha memória alguns aspectos da minha rotina diária que vinham sorrateiramente me adoecendo meses (alguns até anos) antes dessa impactante descoberta. Para mim, tem sido um aprendizado muito grande redescobrir o próprio eu e reavaliar o chamado/vocação do que vinha realizando ultimamente.
As pesquisas mostram que somente 15% da mortalidade do câncer é determinada geneticamente. Portanto, outros fatores parecem influenciar o desenvolvimento de tumores em nosso organismo. O best seller “Anticâncer – prevenir e vencer usando nossas defesas naturais” do Dr. David Servan-Schreiber descreve, a partir da sua própria experiência e com base na ciência, a relação do estilo de vida e de mudanças ambientais com o aparecimento de alguns tipos de câncer. Ele também dá dicas de terapias alternativas e naturais que potencializam os efeitos do tratamento conservador (como a quimioterapia e a radioterapia), e que também ajudam na prevenção da doença.
Durante a leitura deste livro, pude perceber em mim conflitos em comum com o autor e identificar 4 componentes, parte também do meu estilo de vida, que podem ter acelerado o crescimento do tumor no meu ovário: 1. o stress e o estado emocional, 2. a alimentação, 3. a atividade física, 4. a espiritualidade (digo, meu relacionamento co o Deus da Bíblia).
Falarei destes 4 fatores em 2 fases: na fase de tensão que antecedeu o diagnóstico e na fase terapêutica, após a minha cirurgia. Na primeira, darei o enfoque nos problemas que acredito terem prejudicado minha saúde. Na segunda, vou compartilhar com vocês as atitudes tomadas para viver de forma diferente e mais saudável comigo mesma, com o próximo e com Deus!
Marcado:Apresentação; Vivo e Aprendo
Oi Andreza! Que alegria ler o seu blog e saber da sua superação!
Não sei se você se lembra de mim, fiquei na sua casa no ES com a Ruth da ABU Rural…. isso já faz uns aninhos….
Parabéns por essa iniciativa de contar a sua experiência, com certeza servirá de exemplo para muitas pessoas!
Beijos e fica com Deus!
Carina
Oi Carina,
Claro que me lembro de vc!
Muito obrigada pelo incentivo!
Bjs
Oi Andresa, como vai? Tenho acompanhado vc no seu blog. To feliz pq desse modo vc será bênção p muitas pessoas na mesma situação ou em outras, simplesmente por saber que o nosso Deus é grande e faz coisas maravilhosas! Sabe q vc me deu uma grande idéia? ( a do blog rsrsr…) às vezes penso em como poder compartilhar tudo o q passei e passo até hj, as misericordias de Deus na minha vida, com essa situação em q vivemos aq em casa ( vc sabe do q falo) ; então, esses dias alguém me sugeriu falar p as pessoas como Deus tem me fortalecido ao longo desses 26 anos de lutas e, com certeza, grandes vitórias tb, e ai pensei nisso. Não seria uma boa?! Que Deus continue te abençoando! Bjs
Oiiiiiiiiiii Andresa….
Estarei sempre aqui para ler seus testemunhos e me fortalecer juntamente contigo. Que o Senhor nosso Deus continue te fortalecendo e te cure completamente….
Bjão bem grande no coração e amei a ideia do blog…
Mírian Miroca
Oba, outro jeito de acompanhar você!!!
Muito bom o blog! Vou continuar lendo!
Bjos
Dressa
Ei Desa! Tbm estou te acompanhando por aqui…
Desa!! Achei seu blog,vai contando que eu vou te acompanhando! Beijaoooooo
Amigaaaaa, vai escreve esse livro logooo! Vc vai ficar rica, rsrsrsrs. Eu já amei o título!
Já li todos seus artigos e já sou fã do seu blog abençoador!
Te amo!!!
Bjos
Elô
No ovário da literatura… nasce uma escritora…
É impressionante o que a dor faz com a gente. A sabedoria aparece na bandeja e você tem se servido muito bem dela! E muito obrigada por compartilha-la. Assim a benção é multiplicada.
Muito bom acompanhar o registro de suas percepções. E como boa mineira, é boa contadora de histórias, assim como um certo homem da Galileia…
Siga firme.
Conta a benção, irmã!
Oi Desa.
Estou aqui te acompanhando.
Cada dia escrevendo melhor e superando esta fase…Parabéns.
Bj
Edilsa
Valeu Edilsa! Deus é bom e tem me dado inspiração a cada dia!
Querida Desa
Que voce continue brilhando a luz de Jesus.
Vamos vivendo e aprendendo sempre.
bjo
Rosilene de Melo
Obrigada Rosi!!!
Desa, o Blog ficou show! Não vejo a hora de conhecer os próximos posts.
Bjo,
Jackeline
Amiga, adorei a iniciativa! É muito edificante ver vc compartilhar o que tem aprendido! Esse livro já devia estar pronto, eu ía dar pra todas as pacientes do mestrado…
Saudade de vc!
Conte sempre comigo!
Amo vc !
Bjim…
Oi Ju! O livro virá depois do ensaio no blog 🙂
Eu tb te amo amiga!
Estou postando seu blog AGORA no meu Facebook. Esses pacientes me dão tanto orgulho… =’)
Obrigada Carol! Um dia meu post será sobre vc! 🙂
Que maravilhosa esta idéia do blog.
Quão importante a forma como vc está lidando com a situação e repassando para outra pessoas.
Estarei aqui sempre na expectativa de um novo post.
Serei Leitora fiel. Pra quando que é o livro?rsrsrsrsr
Irei compartilhar com meus amigos da comunicação, que amam saber destas novidades.
Um grande beijo.
Obrigada Bruniele! E agradeço por vc compartilhar o blog com outras pessoas!
Acredito que Deus tem um propósito na vida de cada um de nos e as vezes situações como esta nos trazem de volta ao “chamado”, nos fazem entender tantas coisas e ver outras tantas que nos passavam despercebidas em meio ao estresse e ao nosso EU. A melhor coisa eh quando sentimos que nao estamos só e que somos totalmente dependentes de um Deus que nos ama e só deseja intimidade conosco. Eu conheço e sou apaixonada por Ele, por isso nao me canso de amar e agradecer por tudo que tenho e que sou 😉
ei professora linda …sem palavras e orgulhosa por ter tido o privilegio de ter sido sua aluna !!!! um grande beijo!!!!!!!!!!
[…] post de apresentação dos primeiros capítulos deste blog disse que falaria de 4 fatores que afetaram a minha saúde: 1. o stress e o estado […]