Já dizia o provérbio… “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Mas, todos nós temos tantas coisas a fazer em um só dia que as 24 horas não bastam. Então procrastinar torna-se um hábito na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, incluindo a minha. Este hábito de adiar uma ação, que poderia ser feita em determinado momento, pode ser considerado um bem ou um mal.
A procrastinação se torna perigosa, inclusive à saúde, quando gera stress para se completar uma tarefa adiada para a última hora ou quando gera a angústia de não se tê-la feito… ainda. Mas, a procrastinação também traz um certo prazer e alívio. Um alívio falso e momentâneo de não ter que lidar com uma tarefa mais complexa e de maior esforço em um determinado momento. Então se distrair com algo mais fácil e divertido de se fazer em comparação à tarefa em questão, torna a procrastinação mais gostosa e atraente.
Quem nunca procrastinou em frente ao Facebook? A rede social mais famosa do mundo diariamente distrai a maioria de nós de coisas mais importantes a fazer. As centenas de atualizações diárias com fotos e status de dezenas de amigos nos deixam loucos e curiosos para clicar e continuar clicando. Quando damos conta do tempo, este já se foi… daí a madrugada nos espera para terminarmos nossos afazeres.
Bom, não sou psicóloga nem terapeuta para dar conselhos sobre procrastinação. Não sei, mas na minha cabeça, eu comparo a procrastinação à obesidade. Nesta acumulamos gordura desnecessária ao organismo, e naquela acumulamos atividades contrárias à produtividade. E ambas, para serem combatidas/evitadas exigem muita disciplina, determinação e exercício diário!
Na apresentação deste blog, disse francamente que tenho dificuldade em planejar e organizar melhor o meu tempo. E acredito que, como muita gente nesse mundo, ainda sofra de procrastinação. Só não quero que esta se torne patológica, nunca mais! Sei que diariamente terei que fazer o esforço de planejar melhor minhas atividades, focar na tarefa mais importante do dia, dizer não às distrações, etc… até que tudo isso se torne um hábito natural e prazeiroso.
No post de apresentação dos primeiros capítulos deste blog disse que falaria de 4 fatores que afetaram a minha saúde: 1. o stress e o estado emocional, 2. a alimentação, 3. a atividade física, 4. a espiritualidade (digo, meu relacionamento com o Deus da Bíblia). Hoje, acredito realmente que a procrastinação, embebida em todos esses fatores, comprometeu a minha saúde.
Agora chega de falar do que já passou e me atrapalhou! Daqui para a frente vocês vão me acompanhar no passo-a-passo do meu novo “regime”, na fase de recuperação e reorganização da vida. Em algumas áreas tenho sido mais bem sucedida do que em outras. Mas, o importante é olharmos para o Alvo e seguirmos sempre em frente!
Marcado:Câncer, Procrastinação, Tempo
Inteligente, precisa, incrível! Saudades! Beijos, boneca!
Saudades tb Carol. Em Setembro estou de volta lá no hospital para exames e vou procurar vc pra falar do projeto… acho que vai dar super certo! Bj
Oi Desa, em todos os seus posts você tem sido usada por Deus para falar às nossas vidas. Que Ele te abençoe sempre. Beijocas, Ju.
Obrigada Ju! Que assim seja sempre! Bjs, saudades…
Ai, ai… li isso justo agora que ando tendo pesadelos (literalmente) por conta da minha procrastinação… =(
Obrigada, amiga!!!
Estamos juntas nessa!
Beijim!
Deinha amiga! E eu? Minina, depois deste post estou ainda mais vigiando a minha procrastinação 🙂 Vamos caminhando amiga!! A cada dia um passinho pra frente!! Bjim procê tb
Ei Andresa, bem que Paulo falou ” o bem que quero não faço, mas o mal que não quero está sempre diante de mim”… e é isso que acontece com o procrastinar; a gente sempre deixando p depois e no fim, nem se faz o que é urgente fazer! Temos que pedir o E.Santo para todos os dias nos fazer lembrar do que é importante e urgente!
Deus te abençoe! Beijos.
Adorei o post! Organização/planejamento são fundamentais na nossa vida amiga, pra tudo (até na hora do lazer). Agora, congesso que estou louca pra ver um post com fotos da sua sobrinha, do seu book! Isso, vamos falar de coisas boas e de como vc está bem e curada agora! Beijosss e saudades!
Então minina! Eu vejo isso na sua vida que é naturalmente organizada e planejada. e é por isso amiga que vc consegue aproveitar de tanta coisa em “tão pouco tempo”, na verdade no tempo que temos de cada dia.
Vou fazer o post do book e da valentina sim, pode deixar! Mas, estou pensando em fazer um post sobre organização e planejamento… e queria muito a sua participação… te conto os detalhes por email! 🙂 Bjim
OI Desa! Eu ajudo sim! 🙂 Beijos e saudades