Eu estou indo para a República Dominicana por 17 dias!

Acabei de receber o convite para participar de uma campanha de conscientização do câncer de mama e resolvicancer-de-mama fazer isso aqui no blog!

O título deste post já diz que estou participando da campanha… mas, gostaria de fazer isso mais efetivamente. A questão da frase é legal! Traz um certo divertimento com tudo isso. Mas, não podemos esquecer do principal!

A primeira coisa é fazer exames médicos periódicos como a mamografia. O autoexame das mamas já não está sendo tão incentivado como estratégia isolada no diagnóstico do câncer de mama. O Instituto Nacional do Câncer diz que “As evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para o rastreamento e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, o autoexame das mamas traz consigo conseqüências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativos e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos.”

Então como podemos prevenir não somente o câncer de mama, mas também outros cânceres? Eu gostei muito dessa reportagem aqui: Clique aqui para assisti-la!

Na minha opinião, se conscientizar do câncer é se conhecer melhor e se conscientizar do que te faz mal. E para isso é preciso parar, reavaliar o estilo de vida (e nisso eu penso no físico, no emocional e no espiritual) e mudar o que for preciso para se ter uma vida mais sustentável!

No sentido físico, uma alimentação balanceada e atividade física regular é o que realmente faz bem e traz saúde! Vou falar de mim aqui… Essa é uma área que ainda quero desenvolver muito! O que consegui até aqui foi ir e voltar a pé do trabalho, o que me rende no dia 50 minutos de caminhada. Tento fazer caminhos que não tenha sinal de trânsito para não ter que parar e assim poder atingir um pouco de condicionamento físico. Mas, quero mais! O meu alvo é além dessas caminhadas diárias, começar a dar aquela corridinha para esquentar o corpo nesse inverno canadense! 🙂

Ainda no sentido físico, tem a alimentação. Aqui eu mudei radicalmente. Meus amigos e marido sabem bem disso. Nos próximos posts posso falar mais em detalhes. Mas, o essencial foi cortar o açúcar de sucos e cafés. Mudar do branco (arroz, pão, biscoito) para o integral. Comer mais grãos. Limitar o consumo de carne vermelha. Saborear uma boa salada, variando mais os legumes (antes só comia tomate e alface, por ser mais prático). E EVITAR o refrigerante. Não acho graça neste líquido comercial e capitalista que só entope as pessoas de sal e açúcar! Há quem sugira que refri faz tanto mal quanto o cigarro. Neste, eu nem comento porque nunca fumei e nunca quis fumar. Tá na cara que o trem faz mal.

Vamos para o emocional. Gente, essa é a área que me exige mais. Sou naturalmente nervosa e ansiosa. É da minha personalidade. Mas, hoje sou muito menos!! Hoje percebo quando o sangue sobe e daí eu penso… p quê tô nervosa assim? Meu marido tb tá me ajudando falando “calma, Dê”. Gracinha, o Carlos foi presente de Deus na minha vida. Quem me vê assim nem acha que sou nervosa, mas quem é próximo sabe. Mas, tô tão feliz de estar consciente disso! Eu sei que eu nunca serei uma pessoa calminha e despreocupada. Mas, estou decidida a me acalmar para ter saúde, e entregar diariamente as minhas preocupações ao Pai. E é Ele mesmo que me ajuda, o Espírito Santo de Deus! E do lado espiritual eu falo agora…

Eu acredito que para se ter saúde completa é preciso ter um relacionamento com o nosso Criador e Pai. É Ele que realmente nos acalma, que nos assiste em nossas fraquezas, que nos perdoa as falhas, que nos AMA como ninguém! Entregou o Seu próprio Filho para nos garantir uma vida eternamente sustentável! 🙂 Gente, e que saúde isso traz! Vc saber que pode contar com um Pai eterno para te ajudar, para te ensinar as coisas boas da vida aqui e da futura! Tudo de bom! É só alegria! Quando vc tem essa dimensão e pára para refletir no Amor de Deus por você, não tem mal que resista!

E assim eu sigo para a “República Dominicana” por quantos dias for preciso! Está aqui a minha campanha! 😉

Anúncios

Marcado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: