O doutorado que me transforma!

Hoje aqui no blog eu falo um pouco do meu aprendizado com o doutorado na Universidade de Toronto. Eu estou há meses me preparando para o meu exame de qualificação, que é uma etapa obrigatória para defender a minha tese. Caso eu não seja aprovada neste exame, eu me torno desqualificada para seguir em frente. Então é uma etapa importante do doutorado e precisa ser bem feita.

Aqui no meu departamento, eu poderia escolher entre escrever uma proposta de projeto de pesquisa paraCOMPS arrecadar financiamento do governo, o que eles chamam de “grant proposal”, ou escrever uma revisão sistemática de literatura. Os dois são muito trabalhosos, o que requer de 8 meses a 1 ano para se completar o processo. Eu escolhi a revisão sistemática de literatura em terapia aquática para pacientes neurológicos, o que provavelmente vai me render uma publicação em breve. Acabei de receber a aprovação da parte escrita por parte da banca examinadora e agora estou me preparando para a apresentação oral que será no dia 26 de Agosto.

Eu vejo Deus trabalhando em mim com todo esse processo. A disciplina de um doutorado foi muitas vezes de contra a minha personalidade e jeito de ser. Eu não sou das pessoas mais organizadas dessa terra e tb não gosto de sentar e trabalhar sozinha. Além do mais, tenho muita dificuldade de planejamento. Também gosto mais de falar e ensinar do que de escrever. Então imaginem o que é para mim escrever uma tese de doutorado?!

Como todos nós devemos progredir em sermos pessoas melhores, vejo que Deus abençoou que eu fizesse um doutorado para aprender importantes lições pessoais e acadêmicas. E recentemente Ele me deu um marido que até aqui só tem contribuído para o meu progresso.

Primeiramente, eu tive que aprender a ser uma pessoa mais organizada e disciplinada. Isto porque o doutorado é cheio de prazos. Prazo para cumprir as disciplinas, prazo para entregar o projeto de pesquisa, prazo para entregar o artigo, prazo para entrega do exame de qualificação… ah, e prazo para concluir o doutorado, é claro. Então se você não se organiza e planeja seu experimento com antecedência, dificilmente você completa um doutorado em 4 anos!

Outro grande aprendizado do doutorado, é o de analisar mais profundamente uma teoria. Nada de conclusões superficiais e precipitadas. Toda teoria da sua tese precisa ser testada e afirmada em termos científicos. Por isso é que, geralmente, não se faz muita coisa no doutorado. Como a gente tem que analisar em detalhes um pedacinho do conhecimento, a gente acaba conhecendo muito de pouca coisa ao final de 4 anos.

Mais um aprendizado que tive é com relação às críticas. No meio acadêmico você é criticado o tempo todo. Às vezes positivamente, às vezes negativamente. Às críticas construtivas, você assimila e se torna uma pessoa melhor. Às inconstrutivas, você deixa passar e por favor não leve pra casa nem para o seu coração! Isso pode te fazer mal!

E por fim, tenho aprendido até aqui que o doutorado não é a última etapa. Tem muita gente que me fala “mas depois do doutorado, não tem mais nada não né?”. Daí eu falo “tem sim, tem o pós-doutorado” rs, que é uma oportunidade a mais de treinamento na área de pesquisa e muitas vezes uma porta para ser um professor associado em uma universidade.

É assim que estou academicamente vivendo e aprendendo aqui no Canadá. Sou grata a Deus por estar aqui, por estudar em umas das melhores universidades do mundo, pela oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico únicos.

Para quem conhece um pouco da minha história, aqui no blog ou pessoalmente, sabe que estar aqui de volta ao doutorado é um milagre de Deus! Ele me curou e restaurou para que eu completasse a obra que Ele já havia começado em mim! A Ele seja a glória!

Anúncios

Marcado:, , , ,

2 pensamentos sobre “O doutorado que me transforma!

  1. Amabile Buzelli 09/08/2013 às 21:29 Reply

    Minha Linda! Deus abençoe você! Você chegou entre nós para nos abençoar e ser motivo de louvor a Ele, que tem nos feito muito bem. Quando eu crescer quero ser como você.Espero em Deus que tudo seja concluído dentro dos prazos e dentro da vontade de Deus. Com muito amor.

  2. Andresa Marinho 04/11/2013 às 20:41 Reply

    Ma, obrigada pela força de sempre!!! bjs, te amo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: